A falta de vitamina B12 pode originar e potencializar uma Glossite Atrófica.

                                                         Journal Scan / Research · November 14, 2022

A Glossite Atrófica, conhecida popularmente como “língua careca”, trata-se de uma inflamação aguda ou crônica que acomete a língua. Costuma caracterizar-se pela mudança da coloração da língua, descamação, ardor, espessamento ou atrofia das papilas gustativas. A deficiência de vitamina B12 tem sido associada à glossite atrófica.Este estudo comparou 236 pacientes que haviam a inflamação com 208 controles pareados em termos de hemograma completo e níveis séricos de folato, ferritina e vitamina B12 para investigar a associação entre deficiências hematológicas e glossite atrófica. Os pacientes com glossite atrófica apresentaram frequências mais altas de deficiência de vitamina B12 (68,22%), deficiência de ferritina (13,98%) e anemia (21,61%) do que os do grupo controle. Pacientes com glossite atrófica completa apresentaram pior deficiência de vitamina B12 do que aqueles com glossite atrófica parcial. Os estudos acreditam que também haja relação da glossite atrófica provocar a falta de vitamina B12.

 

 

 

Síndrome de Burnout em Cirurgiões Dentistas 

tratamento-de-molar-2-mais-claro1-e845cf589f1087013e16286930221530-640-0.png

                                                                                                                                                                       Journal of Evidence-Based Dental Pratice         

Foram realizadas buscas com base nos dados de: Medline, Scopus, Web of Science, PsycINFO, EMBASE, LILACS e buscas na literatura cinzenta em 27 de janeiro de 2021.

A síndrome de Burnout traz consequências negativas na saúde e no desempenho do cirurgião- dentista durante o trabalho. Esta revisão sistemática teve como objetivo avaliar a prevalência da síndrome de Burnout em cirurgiões-dentistas.

A prevalência geral da síndrome de Burnout em dentistas foi de 13% (intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,006-0,21; I² : 97,07%) e a prevalência total nas subescalas EE, DP e PA foram, respectivamente: 28% (IC 95%: 0,24-0,32;  : 20,70%), 18% (IC 95%: 0,08-0,28; I² : 85,61%) e 10% (IC 95%: 0,08-0,13; I² : 0% ). Sobre os níveis da síndrome de Burnout nas subescalas, 25% (IC 95%: 0,19-0,31; I² 92,58 %) apresentaram EE alto, 18% (IC 95%: 0,10-0,26; I² 96,62 %) DP alto e 32 % (95% 0,20-0,45; I² 97,86%) baixa AF. Em conclusão, houve uma prevalência considerável de síndrome de burnout em cirurgiões-dentistas, principalmente na subescala de exaustão emocional. 

 

 

Associação do uso de medicamentos sistemicos com a doença endodôntica 

Clinical Dentistry · 26 de Outubro de 2022

 

                                                                            O uso de medicações sistêmicas afeta o sucesso do tratamento endodôntico.

 

Este artigo analisa outros 12 artigos e avalia o feito das medicações sistêmicas na incidência, prevalência e cura. A cronicidade do problema endodôntico originado da lesão periapical, os autores concluíram que apesar de não existir muitos artigos sobre isso existem medicações que se associam com o aumento ou diminuição da prevalência da periodontite apical, e também da incidência da calcificação da polpa dentaria ou ainda da reabsorção cervical da raiz.

Os biofosfonados  e três tipos de estatinas incluindo a metformina , corticoides e também pessoas sob quimioterapia, a prevalência da periodontite periapical foi associada com o uso de medicações biológicas com os corticoides e o uso da estatina com a metformina são associados à diferenciação osteogênica e a cura da periodontite apical foi associada com anti-inflamatórios e mecanismos imuno-moduladores e a calcificação da polpa foi associada com anti-inflamatórios osteo-indutivos ou osteo-condutivos. A reabsorção cervical da raiz foi associada com níveis de cálcio célico.

 

 

 

Prevalência da Peri-Implantite

Clinical Dentistry · 03 de Novembro de 2022

        Peri-Implantite é o fracasso dos implantes?

Peri-Implantite nas últimas décadas tornou-se um pesadelo, pois pacientes que realizam o implante podem apresentar este problema. Foi compilado um resultado de 57 estudos sobre Peri-Implantite para avaliar a prevalência da mesma. Analisou-se sangramento com sonda periodontal sendo que maior de 6mm a bolsa e perda óssea maior que 3mm com outros parâmetros clínicos é considerado Peri-Implantite.
Concluiu-se que 19,5% dos pacientes apresentam o problema juntamente de 12,50% do total dos tratamentos de implantes, apresentam Peri-Implantite. Este estudo mostra a quantidade significativa do problema que se leva de má escovação e saúde bucal se referindo-se ao implante. Portanto o Cirurgião Dentista que realizar o procedimento de implante, deve explicar muito bem a devida escovação para área e como manter uma higiene adequada.

Clique aqui para ler o artigo todo.

 

 

 

Prevalência de Cáries em crianças com fissura Labiopalatal.

Pesquisa de Periódicos · 14 de Agosto de 2022

Esta revisão sistemática e metanálise comparou a experiência de cárie de crianças com dentição decídua com e sem fissura labiopalatina (FL/P). A meta-análise revelou uma carga de cárie significativamente maior em crianças com FL/P. Comparadas com crianças sem FL/P, as crianças com FL/P tiveram um índice restaurador menor, demonstrando uma menor proporção de dentes cariados restaurados nesta coorte. Um maior índice de cuidado foi observado em crianças não FL/P, indicando uma maior proporção de tratamentos baseados em extração entre as crianças com FL/P.

Um total de cinco estudos primários sobre este tema foram publicados desde a última revisão sistemática, que, juntamente com a revisão sistemática mais rigorosa e a metodologia de meta-análise atualmente em uso, forneceram a justificativa para um estudo atualizado. Esta revisão demonstra uma maior experiência de cárie em crianças com FL/P, o que se traduz em morbidade e necessidade de cuidados adicionais, além dos cuidados padrão exigidos para pacientes com fissura orofacial.

            

 Macro Modelo - Evolução da Cárie (Clique aqui para saber mais)              

 

Em coma, surfista brasileiro teve problema inicialmente no dente;

Correio Braziliense - postado em 07/09/2022 15:58

O surfista brasileiro Júnior Enomoto, foi hospitalizado em Bali, na Indonésia, com o diagnóstico de infecção pulmonar causada por uma bactéria. O problema foi causado inicialmente por uma infecção em um dente e o surfista está em coma. De acordo com o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro, as infecções odontogênicas têm origem periodontal ou periapical e, se não forem tratadas, podem progredir para os espaços fasciais, podendo levar até a morte.

 

 

 

Caracteristicas dos pacientes edêntulos que optaram ou recusaram o tratamento de implante

The International Journal of Prosthodontics, Research · September 11, 2021

Este artigo aborda os pacientes edêntulos que não gostariam de realizar o método de implantes. Se tratam de pacientes que usam dentaduras totais, e foi ofertado a eles fazer implantes e protocolos, 125 pacientes foram analisados, 15 pacientes escolheram realizar o procedimento de overdenture. Estes eram os Pacientes mais jovens ou os que haviam as dentaduras mais novas, comparado aos pacientes que não gostariam de realizar o procedimento. Os autores concluíram que os pacientes com próteses totais tinham suas posições devido ao medo da cirurgia.

 

 

 

Uso do fio dental em pacientes ortodônticos é estimulado por envio de mensagem de texto.


Clinical Dentistry. Journal Scan / Research · October 17, 2021

Segundo a pesquisa, foram analisados 44 jovens que recebiam mensagens de texto diárias com dicas do uso do fio dental. Isto foi feito durante 30 dias. Estes jovens foram incentivados a escovação com postagens de dicas interessantes. Segundo os dados analisados eles melhoraram muito a remoção da placa bacteriana e o sangramento gengival. Relataram melhora no hálito devido a escovação da língua.

Os pesquisadores concluíram que as mensagens de texto surtiram sinto certo efeito. Com certeza ocorreu estimulo na melhora da higiene oral.

Nossa Dica: Mandar mensagens de texto é algo muito simples e econômico e o paciente vai sentir que o Dentista se preocupa com ele. Usar um macro modelo ara explicar a técnica de escovação dentária e da língua é algo muito valorizado pelo paciente.

 

 

Perda Prematura dos Dentes Incisivos Decíduos não estão Associadas com a Mudança no Perímetro da Arcada Dentária

Clinical Dentistry. Journal Scan / Research · October 11, 2021

De acordo com o artigo foram analisadas 18 crianças que perderam os dentes anteriores, interessante é que entre os casos não houveram mudança no perímetro, não trouxe prejuízo para a criança, não houve perda de espaço, então a perda prematura de um incisivo decíduo não é relacionada a perda de área do perímetro da arcada dentária, então não é necessário usar um mantenedor para que exista espaço para erupção dos dentes permanentes.

Evita desgastes para criança, gastos por parte dos pais e procedimentos por parte do Cirurgião Dentista. Com este modelo de Dentição decídua, pode se explicar aos pais que não há necessidade de usar o mantenedor para manter este perímetro da arcada.

                                                                                     

                                                    Dentição Decídua                                                                                       Dentição Mista

 

 

 

As manifestações orais podem nortear o diagnóstico de Covid-19?

A Doença Coronavírus 2019 (Covid-19) se espalhou exponencialmente por todo o mundo desde sua descoberta na China no final de 2019. As manifestações típicas de Covid-19 incluem febre, tosse seca, cefaleia e fadiga. Contudo, apresentações atípicas são cada vez mais relatadas. Estudos reconheceram as lesões orais como manifestações associadas ao Covid-19, sendo que as mais comuns são as ulcerativas, vesicobolhosas e maculares. A ocorrência de manifestações orais no Covid-19 parece ser subnotificada, principalmente devido à falta de exame bucal de pacientes com suspeita e/ou confirmação diagnóstica. O exame oral de todos os casos suspeitos e confirmados é fundamental para melhor compreensão e documentação das manifestações da cavidade oral relacionadas a Covid-19.

Manifestações orais relacionadas ao Covid-19

Com o crescente número de casos de Covid-19, vários relatos sobre lesões de cavidade oral têm sido publicados. Assim como nas lesões dermatológicas, a maioria dos trabalhos é de cartas ao editor ou de casos clínicos, portando de baica qualidade científica. Não há estudos que tenham apresentado lesões patognomônicas, mas a descrição das lesões de cavidade oral já descritas na literatura poderão auxiliar ou nortear os diagnósticos.

 

Lesões Ulcerativas:

                                                   

Lesões Vesicobolhosas e Maculares:

                                                   

Leia mais: https://pebmed.com.br/as-manifestacoes-orais-podem-nortear-o-diagnostico-de-covid-19-parte-1/

  

Cirurgiões-Dentistas são os menos contaminados pela Covid-19

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) informa que Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos em saúde bucal, representam o menor índice de contaminados entre os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19; número de profissionais da Odontologia infectados também está abaixo da média nacional da população. A rápida atuação do CFO foi decisiva para esse cenário, em virtude da suspensão do atendimento eletivo na rede pública de saúde e do fortalecimento no rigor da biossegurança em procedimentos odontológicos.

O relatório nacional foi concedido pelo Ministério da Saúde, a pedido do CFO, para acompanhamento da evolução dos casos de contaminados com o vírus entre os profissionais da Odontologia. No total de pessoas infectadas no Brasil, 0,17% são Cirurgiões-Dentistas, o que representa 2.737 de profissionais contaminados, do total nacional de 1.603.055 pessoas infectadas. No caso de profissionais Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal o número é ainda menor, 0,12% de contaminados, do quantitativo de contaminados no Brasil – apenas 1.852 profissionais diagnosticados com Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, dos 169 óbitos de profissionais de saúde, registrados entre os meses de março a junho, no Brasil, 5 são Cirurgiões-Dentistas.

No âmbito da biossegurança em Odontologia, o trabalho do CFO conduziu a publicação de três atualizações com recomendações elaboradas em conjunto com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Além de dois manuais lançados com o Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO) e o International Team for Implantology (ITI): Manual de Boas Práticas em Biossegurança para Ambientes Odontológicos e Manual de Biossegurança e Desinfecção de Materiais de Moldagem e Moldes para Profissionais de Prótese Dentária. O conteúdo técnico incluiu, também, a elaboração de recomendações para consultórios clínicos e ambiente hospitalar, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

CLIQUE AQUI e confira o Relatório Covid-19 – Cirurgiões-Dentistas.